Política Antispam

O que vem a ser SPAM?

Entre as muitas definições possíveis, uma das mais simples é aquela que afirma que SPAM é o e-mail ou qualquer mensagem eletrônica indesejada que tenha sido recebida sem a devida autorização prévia.


O uso indiscriminado do e-mail para fins comerciais vem forçando a criação de regras e políticas que restrinjam e desestimulem o seu uso. Recentemente, ferramentas anti-spam tem sido utilizadas para esse fim, porém a melhor forma de combater o problema ainda é denunciar o seu uso.


Apesar de ser tentador (devido a seu baixo custo e alto poder de dispersão) o SPAM não é um meio viável de propaganda, pois causa inúmeros problemas como o congestionamento do tráfego de dados na Internet e o esgotamento do espaço de armazenamento das caixas postais. Além disso, seu uso acaba causando a rejeição do consumidor e suscitando um efeito de “propaganda negativa", o que vai contra os objetivos de quem faz uso deste tipo de ferramenta.

Nosso Compromisso

A NETSTORE, em respeito às leis vigentes no país e alinhada com os melhores princípios de governança da Internet, estabelece sua política anti-spam aqui explicitada, dentro do compromisso de excelência firmado com seus clientes e de acordo com aquilo que acredita ser benéfico para o crescimento sadio da Internet e principalmente do comércio eletrônico, tanto no âmbito nacional quanto internacional.


Sendo assim, a NETSTORE torna público o seu repúdio à prática de SPAM, comprometendo-se a dificultar e a impedir a sua prática por parte de seus clientes, usando para isso todas as formas e recursos disponíveis para essa finalidade.


Desta maneira, todo e qualquer cliente NETSTORE torna-se automaticamente signatário do termo aqui definido, pelo simples ato da contratação de qualquer serviço prestado pela NETSTORE, sem que lhe seja possível impor restrição alguma, comprometendo-se assim a NÃO PRATICAR SPAM, SOB NENHUMA JUSTIFICATIVA E EM QUALQUER UMA DE SUAS MODALIDADES.


Sendo assim, todos os clientes NETSTORE ficam obrigados a observar e a seguir as melhores práticas em e-mail marketing, incluindo o "Código de Autorregulamentação para a Prática de E-Mail Marketing", eximindo a NETSTORE de qualquer responsabilidade relativa à ações que sejam contrárias aos termos desta política.


Fica vedado ao cliente NETSTORE a comercialização e o repasse da base de e-mails, seja para parceiros ou para terceiros, com ou sem fins comerciais.


Em caso de desrespeito aos termos aqui estabelecidos e tendo o cliente NETSTORE ocasionado a inclusão de um IP da empresa em qualquer "blacklist" (listas negras e públicas de SPAM), este será imediatamente comunicado do fato, FICANDO ASSIM CONSTATADO A PRÁTICA DE SPAM POR PARTE DO CLIENTE, SUJEITANDO-O ÀS RESTRIÇÕES E PUNIÇÕES PREVISTAS EM CONTRATO, SEM PREJUÍZO DAS DEMAIS MEDIDAS CABÍVEIS.


Na reincidência deste e após sucessivas inclusões, a NETSTORE RESERVA-SE NO DIREITO DE TIRAR A LOJA DO AR E/OU ROMPER UNILATERALMENTE O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.


Este é o compromisso que NETSTORE firma para com os seus clientes e usuários finais. Cumpra-o e faça-o cumprir em prol de um comércio eletrônico melhor para todos que fazem uso dele.

Orientações básicas para que o seu e-mail marketing não seja classificado como spam

  • Jamais compre listas de e-mail de fontes não confiáveis. Quem vende este tipo de dado está praticando uma ação que é no mínimo antiética e o uso desses e-mails certamente irá gerar acusações de SPAM.
  • Não envie e-mail para perguntar se a pessoa gostaria de receber sua "newsletter" ou e-mail marketing.
  • Se algum visitante de seu site se cadastrar como seu cliente, isso não quer dizer que ele aceitou receber propaganda sua. Ele deve explicitamente pedir para receber seus e-mails de propaganda. Seja criativo e ofereça alguma vantagem para que ele assine seu e-mail marketing.
  • O fato do Brasil ainda não ter legislação sobre o assunto não justifica abusos nesse sentido e não quer dizer que seremos permissivos a qualquer argumento em favor de práticas abusivas do uso de e-mail.
  • Não faça suposições pelo consumidor. Não envie e-mail marketing pressupondo que ele irá se interessar simplesmente porque comprou algum produto semelhante.
  • Jamais envie qualquer anexo em seu e-mail marketing. Isso é desnecessário e diminui muito a abertura de seu e-mail na mesma proporção em que favorece sua confusão com SPAM ou com mensagens que possam conter vírus e outros programas maliciosos.
  • Sempre envie mensagens a partir do domínio de sua loja. Não use domínio de terceiros.
  • Ter uma política de privacidade e uso de dados pública acessível em sua loja é algo que potencialmente diminui muito as possíveis reclamações.
  • Certifique-se de que suas mensagens contenham o seguinte conteúdo:

    [Nome do Remetente]
    Você está recebendo este e-mail porque se cadastrou ou tem relacionamento com a (o) [Nome do Remetente] através do endereço eletrônico: [destinatario@exemplo.com.br]
    Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele seu recebimento clicando aqui.
    Se preferir, entre em contato através do(a) "telefone", "e-mail", "Fax", "SMS", carta ou "qualquer outra forma disponibilizada para descadastramento".

Fontes e referências sobre o assunto

  • Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) – http://antispam.br
  • Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing – http://www.capem.org.br
  • SpamCop – Spam Reporting and Filtering Software – http://spamcop.net
  • Spam.Abuse.net – “Fight Spam on the Internet!" information center – http://spam.abuse.net
  • ScamBusters.org – Stop Spam! – http://www.scambusters.org/stopspam/index.html
  • Spambot Beware – Glossary of Spam Related Terms – http://www.turnstep.com/Spambot/glossary.html
  • Linx – Best Current Practice – Unsolicited Bulk E-mail v2.0 – https://www.linx.net/good/bcp/ube-bcp-v2_0.html


(Atualizado em: 18/10/2013)